Objetivo: Formar entendimentos e esclarecer aos compradores sobre negociações, transferir para os participantes um modelo estratégico e prático para desenvolver com os fornecedores da empresa uma relação de parceria eficaz sintonizada com a modernidade; fornecer cálculos dos impostos, créditos e escriturações, será abordado também sobre a NF-e e novos campos, lançamentos nos campos do SPED.
Destina-se: A gerentes, especialistas, supervisores, analistas e demais profissionais das áreas de compras, vendas, logística, fiscal, contábil, suporte administrativo/operacional e de outras áreas de interesse em indústrias, comércio e serviços.
1 – ICMS e IPI
– conceitos
– hipótese de incidência e fato gerador
– NCM
– cálculo do ICMS e IPI
– crédito
1.1 CFOP entrada e saída (interna, interestadual e exterior)
2 – Básico de PIS/Cofins e alíquota
– cálculos
3 – Crédito de ICMS, IPI, PIS/Cofins
– ISS e retenção, base de cálculo e alíquotas
4 – Diferencial de alíquota
– cálculos
– escriturações
5 – Alíquotas de 4,7 e 12%
6 – Substituição tributária operação interna
– cálculos
– escriturações
– código de receita
– novos campos no SPED
7 – Antecipação do ICMS
– cálculos
– escriturações
– código de receita
– novos campos no SPED
– ajustes
8 – ST interestadual
– cálculos
– escriturações
– código de receita
– novos campos no SPED
9 – Conceitos referente ao Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
10 – PIS e Cofins básico sobre retenção na fonte
11 – Negociando com fornecedores
– abertura formal dos trabalhos
– apresentação do docente e dos participantes
– levantamento das expectativas individuais e ajustes ao conteúdo
– dinâmica de aquecimento e de descontração para os trabalhos
– panorama das relações negociais em um cenário de mudanças
– a reengenharia e rearquitetura nas relações com fornecedores: quando as forças se reagrupam e mudam de dimensão
– negociações: mitos, folclore e ajuste conceitual
– etapas do processo de negociação: decomposição e análise
– estilos de negociadores: aplicação e análise para o crescimento
– como preparar-se para negociar: o passo a passo
– como traçar o perfil dos fornecedores para compor a estratégia e a prática da reunião de negociação
– a entrevista de negociação: abertura e geração de clima positivo
– como apresentar propostas e destacar as suas vantagens mútuas
– estratégias e táticas em negociação: decomposição e análise crítica da validade e efeitos de cada uma
– técnicas para o enfrentamento dos impasses
– praticando o “se…então” para mobilizar o acordo: exercícios e análise crítica
– os mecanismos da concessão progressiva: análise e exercitação
– 30 técnicas poderosas para induzir o fechamento do negócio: exame em plenário de cada uma e da sua aplicação no desafio do dia a dia
– critérios para avaliar e selecionar fornecedores dispostos a uma relação de parceria duradoura e sustentada por princípios de valor, idoneidade e profissionalismo
– consolidação da temática, avaliação de reação e encerramento

